O GDOC (Grupo Docente da UFPR Litoral), foi criado em 25/05/2011, com o objetivo de discutir assuntos relacionados à ação docente na UFPR Litoral.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

56ª CONAD - propõe Indicativo de Greve para docentes!

                
            A 56º edição do Conselho Nacional das Associações Docentes (Conad) do Andes-SN terminou no último dia 17 de julho e os representantes das 54 seções sindicais presentes ao evento retornaram aos seus estados com muitas tarefas a serem encaminhadas.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

APUFPR ALERTA: DOCENTES NÃO PODEM SER OBRIGADOS A REALIZAR MATRÍCULAS. E VOCÊ? QUAL SUA POSIÇÃO?

A Reitoria pressiona professores a assumirem a realização manual de matrículas. A diretoria da APUFPR-SSind vem por meio deste esclarecer o conjunto dos docentes da UFPR a respeito de uma prática ilegal e politicamente condenável que vem sendo produzida pela administração      da Universidade.
            É sabido que com a greve nacional dos servidores técnico-administrativos, grande parte das atividades da Universidade está prejudicada. Houve dificuldade para lançamento das notas de fim de semestre e agora são as matrículas que não estão acontecendo pelo sistema eletrônico.
            A Vice-Reitoria da UFPR, juntamente com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e parte dos Coordenadores de Curso, vem fazendo um movimento de pressão sobre os docentes para que estes realizem as matrículas dos alunos de forma manual.
            A APUFPR-SSind repudia tal atitude, por entender que ela expressa um movimento de interferência sobre a autonomia da categoria em greve e suas legítimas formas de reivindicação.
            Em assembléia realizada em 29 de junho os professores da UFPR, além de se solidarizarem à greve dos técnico-administrativos, deliberaram pela necessidade de avaliação, no início de agosto, do indicativo nacional de construção da greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
            Tal deliberação encontra-se em sinergia com a tendência nacional de possível construção de greve unificada dos Servidores Públicos Federais em razão da manifestação do governo federal de que, além de não haver reajuste em 2011, não há previsão de reajuste também para 012. Qualquer reajuste salarial para o próximo ano deve estar previsto no orçamento da União para 2012, que deve ser votado até 31     de agosto de 2011.  O fato é que o governo federal, através do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), tem recusado      permanentemente nas reuniões com os Servidores a inclusão de             cláusula de reajuste salarial no orçamento para o próximo ano.           Esse é um dos motivos que fez com que os técnico-administrativos         entrassem em greve nacional e fez com que os docentes das IFES,          assim como outros setores do Serviço Público Federal, passassem a cogitar a necessidade de greve.
            Além do caráter politicamente condenável dessa atitude da administração da UFPR, ressaltamos também a ilegalidade de tal prática, visto que pressionar os docentes para realizarem as matrículas corresponde a Desvio de Função do trabalho docente.
                                                                            
Tal atitude causa indignação também porque uma das principais queixas atuais dos docentes tem sido a sobrecarga de atividades administrativas assumidas em razão da falta de reposição do quadro de técnicos nas IFES.
            Ademais, essa prática pode gerar precedentes perigosos no interior da Universidade. Será que sempre que faltarem servidores, ou quando os mesmos construírem movimentos legítimos de paralisação do trabalho, nós, docentes, seremos chamados a assumirmos suas funções?
            Assumirmos trabalhos de secretaria, laboratórios, bibliotecas...
            Consideraríamos legítimo que, quando estivéssemos em greve de docentes, os servidores técnico-administrativos assumissem nossas aulas?
            A diretoria da APUFPR-SSind, desse modo, além de se 
manifestar contrária a tal prática e conclamar aos docentes que não a endossem, acionará os mecanismos cabíveis a fim de responsabilizar a administração da UFPR, em qualquer de suas instâncias, por tal ilegalidade.
           Diretoria da APUFPR-SSind

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Posse dos eleitos do CRAPUFPR 2011-2013 será dia 03 de agosto!

No dia 03 de agosto haverá a posse dos novos conselheiros do CRAPUFPR para a gestão 2011-2013. Durante a reunião que será realizada na sede da entidade a partir das 18 horas, os novos conselheiros também elegerão a mesa diretora do CRAPUFPR, composta por um presidente e um secretário que conduzirão os trabalhos ao longo dos próximos dois anos. As eleitas do setor Litoral são as professoras Dione Lorena Tinti e Márcia Marzagão.